Plano de carreira: gerencie suas expectativas em relação ao futuro profissional
Planejar a carreira significa gerenciar as expectativas em relação ao futuro profissional. Para os não partidários do “deixar o barco correr” ou “a vida me levar”, o plano de carreia auxilia na definição dos passos a serem seguidos.
Para traçar esse caminho, duas reflexões são fundamentais: onde quero chegar? E que competências eu tenho e quais eu gostaria ou precisaria desenvolver para chegar lá. E essa análise dos seus interesses e metas passa, necessariamente, pelo questionamento dos seus valores e compreensão em relação ao que te faz sentir-se realizado.
Ou seja, planos de carreira dizem respeito, sobretudo, à autoconhecimento e projetos futuros.
Esse planejamento serve para minimizar os riscos na hora de mudar de área ou profissão, por exemplo, ou ainda para quem busca ascensão profissional. Mas importante: ele deve ser algo além de “subir de posto”. Aprendizado e experiências devem fazer parte dos planos.
Para quem já colocou seu planejamento em prática, é essencial gerenciar os resultados. Esteja atento, observe os aspectos em quais já evoluiu e reflita sobre as metas ainda não realizadas. Dessa forma você conseguirá acompanhar de perto o próprio crescimento!