Para quem está em busca de uma oportunidade para se inserir no mercado, o trabalho temporário pode ser a saída

Trabalho temporário é oportunidade para inserção no mercado

Consultora Fabiola Lencastre dá dicas para quem deseja aproveitar o aumento da demanda por temporários para se inserir no mercado de trabalho

Com a proximidade do fim do ano, há um aumento na demanda por trabalho temporário. Embora as projeções de entidades do setor de varejo são de que menos vagas sejam abertas, para quem está em busca de uma oportunidade de se inserir no mercado, esse tipo de contratação ainda é uma saída.

“É uma forma de mostrar ao empregador seus diferenciais e engajamento”, afirma a consultora Fabiola Lencastre, superintendente da Feeta RH. Mesmo assim, muitos profissionais encaram o emprego temporário como instável, perdendo de vista a possibilidade da efetivação.

“Para que isso aconteça é essencial que o colaborador ingresse na organização como se fosse um funcionário efetivo. Caso não haja uma vaga efetiva em aberto no momento que o contrato terminar, com certeza o empregador lembrará futuramente do bom temporário quando essa vaga surgir”, recomenda Fabiola. Ou seja, o profissional que se destaca no desenvolvimento de suas tarefas no trabalho temporário ganha visibilidade para efetivação.

Para aumentar as chances de ser contratado, nossa consultora afirma ser preciso trabalhar bem em equipe, ser ágil, pontual e prestativo, além de buscar sempre a execução do seu trabalho com excelência. “Com esses comportamentos, o profissional conseguirá deixar sua marca e será considerado o talento desejado por aquela empresa”, conclui.

Segundo estimativa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), 24 mil vagas temporárias devem ser criadas para atender ao aumento do movimento no comércio e serviços. Já no estado de São Paulo, a contratação de temporários deve atingir o menor número desde 2008 e não deve ultrapassar 15 mil postos, de acordo com a FecomercioSP.