A elaboração de um bom currículo é importante na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho

Manter-se atualizado é essencial para recolocação no mercado de trabalho

Na corrida por uma oportunidade, é preciso ter em mente que “procurar trabalho dá trabalho”. E manter-se atualizado deve ser uma preocupação recorrente de todo profissional, principalmente daqueles que desejam chamar a atenção de recrutadores.

“O que as empresas esperam dos profissionais é que eles possam fazer um autogerenciamento de carreira e olhar para o próprio desenvolvimento a médio e longo prazo”, avalia nossa consultora Fabiola Lencastre.

Um mito precisa ser deixado de lado na hora de buscar recolocação no mercado de trabalho: o de que disparar currículos é suficiente. Segundo a consultora, a elaboração de um bom currículo é um processo importante nesse “trabalho de encontrar um trabalho”. Contudo, além de atrativo aos olhos de quem está contratando, o mais importante é que ele tenha aderência ao que empresas e profissional buscam.

Um erro também bastante comum entre os profissionais é contar com a interferência de uma indicação. “Eventualmente, pode haver indicações de profissionais da nossa rede de relacionamentos, que já trabalhamos e que podemos recomendar. Mas essa não poder ser a única via. As empresas buscam profissionais efetivamente competentes, que gerem resultados, minimizando a cada dia essas intervenções”, afirma Fabiola.

Para aumentar suas chances de ser contratado, não deixe de:

  • Selecionar as empresas onde tem interesse em trabalhar. É importante que essa escolha leve em consideração os valores da organização. Eles são compatíveis com os seus?
  • Se a resposta for sim, cadastre-se no site dessas empresas.
  • Disponibilize seu currículo em sites como o da Feeta RH. Para ter acesso a oportunidades, cadastre-se na nossa área do candidato.
  • Não desista! Os resultados nem sempre são imediatos.

Para outras dicas sobre recolocação no mercado de trabalho, acesse!