A performance e produtividade dos profissionais estão diretamente relacionadas à forma como gestores e líderes conduzem seus times. Por isso, é essencial incentivar os pontos fortes dos colaboradores e criar um ambiente propício para o aproveitamento do potencial do grupo.

Dar mais espaço à equipe é uma das formas de conduzi-la aos melhores resultados, confira outras dicas de liderança:

Demonstre interesse
Para inspirar confiança é preciso estar presente durante os processos, acompanhar mais de perto as atividades e as entregas. Esteja disponível para compartilhar e ouvir experiências. A boa comunicação é a chave para realizar uma plena avaliação.

Conheça sua equipe
Assertividade é entender que não nos comunicamos da mesma forma com todas as pessoas. Cada profissional tem sua própria personalidade e peculiaridades, e entender isso é essencial no momento de envolver os colaboradores em um novo projeto ou dar feedback. Para isso, conheça melhor o perfil das pessoas que compõem sua equipe.

Esteja aberto às críticas
Esteja aberto para ouvir o que precisa ser mudado. Relações pautadas no diálogo geram vínculos de proximidade e liberdade para apontar novas possibilidades e, consequentemente, evitar conflitos.

Veja os erros, mas também as soluções
No momento de identificar um erro ou uma ideia inadequada, explique claramente e traga possíveis soluções. O profissional estará livre para tomar a decisão que achar melhor, mas a orientação mostra suporte e interesse no trabalho.

Compartilhe resultados negativos e positivos
Agradecer a todos aqueles que foram essenciais aos resultados positivos ou valorizar uma mudança de atitude que trouxe benefícios é importante para manter a confiança e o bom relacionamento. É importante ter em mente que incentivar sua equipe a descobrir e explorar seus pontos fortes é um processo constante e a avaliação é fator chave para chegar a resultados cada vez melhores.

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