Relações de amizade no trabalho exigem discrição

Quão importantes são as relações de amizade no trabalho?

Bons relacionamentos contribuem com o nosso desempenho, além de deixarem o clima de trabalho mais agradável e a vida mais feliz!

Você costuma cultivar amizades no trabalho? Sabemos que uma boa rede de relacionamentos ajuda e muito no desenvolvimento profissional e o networking é essencial na geração de novas oportunidades.

Mas, para além dos interesses profissionais, as amizades construídas no ambiente de trabalho tornam o clima mais agradável e contribuem positivamente até com o nosso desempenho. Afinal, é trabalhando que passamos a maior parte do nosso tempo e feliz daquele que tem com quem dividir os desafios do dia a dia, certo?

Importante: é preciso tomar alguns cuidados para que as relações de amizade não se tornem prejudiciais ao bom desenvolvimento do trabalho e ao ambiente corporativo. Listamos quatro dicas que podem ajudar você a estabelecer alguns limites, confira:

  • Saiba separar os papeis e respeitar hierarquias. Seu chefe pode ser seu amigo, mas isso não significa que ele deve facilitar a sua vida ou deixar de repreendê-lo por um erro.
  • Ser discreto também é importante. Não é porque você possui amigos ao seu redor que todos querem saber sobre sua vida pessoal. Há momentos e locais apropriados para falar sobre temas sem relação com o trabalho.
  • Evite criar as inadequadas “panelinhas”. Isso faz de você arrogante aos olhos dos outros colegas, além de não demonstrar profissionalismo.
  • Conversas paralelas devem ocorrer após o expediente para que não atrapalhem a produtividade. Desentendimentos pessoais também devem ser solucionados fora da empresa.