Principais etapas do processo seletivo

Processo seletivo: conheça os principais desafios de cada etapa

A entrada de um profissional no mercado de trabalho sempre se dá por meio de um processo seletivo, independente do tamanho da empresa. Por isso, é preciso conhecer e estar preparado para cada uma das suas etapas.

Para quem ainda não tem muita experiência profissional, por exemplo, a seleção leva em conta o potencial do candidato, sua formação e aspectos comportamentais. Por isso, em muitos casos o candidato será avaliado, principalmente, em entrevistas e dinâmicas de grupo.

A seguir, listamos algumas dicas e principais desafios dessas etapas, entre outras bastante comuns aos processos seletivos. É preciso ter em mente ainda que, cada organização, vai possuir sua maneira de avaliação. Então, conhecer o perfil da empresa para a qual você está se candidatando é uma fase importante da preparação.

  • Apresentação pessoal:
    O principal desafio é manter-se calmo. Para controlar o nervosismo, questione o profissional de RH sobre o perfil da vaga e a cultura da empresa. Com isso, você conseguirá analisar as semelhanças entre seu perfil e da empresa e os detalhes da posição que está almejando.
  • Dinâmica de grupo:
    Procure ser o mais natural possível e não tente simular comportamentos. Se a vaga não se encaixa no seu perfil é melhor ter uma negativa no processo do que uma frustração na carreira. O principal desafio é contribuir para o andamento da atividade proposta de forma agregadora.
  • Painel de negócios:
    Se você chegou até essa etapa, você tem aderência ao perfil técnico e comportamental esperado pelo gestor, por isso é importante que você se diferencie dos seus concorrentes. Mantenha-se atualizado sobre temas de sua área, do Brasil e do mundo. O case pode ser realizado com base em notícias e fatos que estão acontecendo no momento. Além disso, as empresas valorizam o profissional muito bem informado. Como em todo processo de seleção, você será observado e analisado. Não se sinta incomodado com isso e não deixe que essa situação interfira na sua atuação. Controle a ansiedade.
  • Entrevista em inglês:
    As entrevistas em inglês exigem do candidato um posicionamento mais direto em suas respostas para que não pareça falta de vocabulário. Conheça o vocabulário técnico de sua área de atuação e treine o que você gostaria de falar.
  • Entrevista por competência:
    O principal desafio é transmitir ao entrevistador seu perfil através de situações já vivenciadas por você. Para tanto, pense em comportamentos de sucesso em seus últimos empregos e utilize-os como justificativa para as competências avaliadas.

Feeta RH prepara você
A Feeta possui um serviço de consultoria e aconselhamento de carreira para jovens profissionais decididos a conquistar seus objetivos. O Go Up Talentos dispõe de consultores dedicados à consultoria especializada, aconselhamento vocacional e preparação para programas de estágio e trainee.

Por meio de reuniões individuais e personalizadas, o aconselhamento é realizado online com foco no desenvolvimento para os desafios do mercado e da vida profissional. A contratação pode ser feita de forma pontual, ou estender-se por 4, 12 e 17 reuniões ou envolver simulações presenciais.

Para saber mais, acesse.