Dicas para se sair bem em entrevistas para programas de estágio e trainee

Dicas para uma entrevista de estágio ou trainee de sucesso

Agosto e setembro são os melhores meses do segundo semestre para os jovens profissionais em busca de uma oportunidade de estágio ou trainee. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você que se candidatou a uma vaga ou pretende participar de programas de estágio e trainee.

Embora cada processo tenha sua característica, saiba que as empresas têm dado bastante atenção às qualidades comportamentais dos candidatos, valorizando competências como proatividade e habilidade para trabalhar em equipe. Na hora da entrevista, é preciso estar preparado para responder o que motivou a escolha em participar da seleção, além de demonstrar interesse e confiança.

Veja como preparar para esse momento e não deixe de acompanhar os programas de estágio e trainee com vagas abertas no site da Feeta.

  • Prepare-se
    Conhecer a empresa é essencial. Navegue pelo site institucional e também pesquisa notícias sobre a organização. Reserve ainda um tempo para praticar respostas a algumas perguntas comuns à maioria dos processos seletivos de programas de estágio e trainee como “por que você deve ser contratado?” ou “como você se vê daqui a 5 ou 10 anos?”. Lembre-se de que este é apenas um treino para que você se sinta preparado para responder às perguntas. É muito importante ser o mais natural possível!
  • Aposte no visual
    Vestir-se de acordo para uma entrevista também mostra seriedade e comprometimento. Verifique antes qual é o dress code da empresa, procurando por fotografias ou informações no site institucional. Caso não tenha certeza, aposte no social. Vestir-se bem é o primeiro passo para mostrar sua confiança.
  • Valorize a pontualidade
    Use um GPS ou ferramenta semelhante para simular o tempo necessário até o local da entrevista. Lembre-se de levar em conta possíveis imprevistos como trânsito ou procura por um estacionamento. Não se esqueça ainda de salvar o contato da empresa no celular para avisar no caso do atraso acontecer. Apesar de nunca ser um bom sinal chegar atrasado, é ainda pior fazê-lo sem um aviso.
  • Seja você mesmo
    Entrevistas são sempre intimidadoras, mas tenha em mente que a empresa já enxerga um potencial em você, ou não teria considerado seu currículo para concorrer à vaga. Entre para a entrevista com confiança e não deixe suas respostas ou humor serem influenciados pelas expressões do entrevistador. Programas de estágio e trainee são uma ótima oportunidade para começar a carreira profissional em uma grande empresa, boa sorte!