Businessman Running with Briefcase ca. 2001

10 passos para gerenciar melhor seu tempo

Gerenciar bem o tempo significa muito mais do que aquele velho ditado: “time is money”. Uma boa estratégia de gestão do tempo é capaz de reduzir horas extras, ajudar a sincronizar equipes, aumentar a produtividade, reduzir o estresse, melhorar a qualidade de vida dos profissionais e, não menos importante, resultar em retorno financeiro.

Veja 10 passos para gerenciar melhor o seu tempo e tente colocá-los em prática:

1. Organize seu ambiente – perder tempo procurando arquivos, documentos ou uma simples caneta é terrível para a sua produtividade. Saída: jogue fora o que não precisa e mantenha a ordem.
2. Tenha uma agenda – ter onde anotar os compromissos e pendências ajuda e muito a planejar as atividades diárias. Quando a vida profissional e pessoal estão organizadas, o resto se alinha com mais facilidade.
3. Mais planejamento, menos estresse – planejar as atividades e determinar um prazo para cada uma delas reduz diretamente o estresse, afinal, menos surpresas e imprevistos resultam em menos correria.
4. Estipule prioridades – para gerir suas preciosas horas é preciso ter foco. Revise o que ficou faltando do dia anterior e reavalie as prioridades. Uma boa estratégia é liquidar as pendências mais simples primeiro.
5. Atente-se – realizar as tarefas com atenção e organização é essencial para não ter de refazer tudo. Coordenar todos os itens e detalhes de forma eficaz reduz a possibilidade de trabalhar novamente na mesma ação.
6. Faça uma coisa de cada vez – estipule uma sequência para as atividades ao invés de tentar realizar todas ao mesmo tempo. Isso evita que você se perca em meio aos afazeres e que não acabe finalizando nenhum deles de forma adequada.
7. Use a tecnologia a seu favor – resolver as coisas pela internet ajuda a poupar tempo, afinal, você não precisa se locomover e nem enfrentar filas.
8. Reserve tempo para imprevistos – quando falamos de poupar tempo, estipular prazos é essencial, assim como estar preparado para os imprevistos. Caso urgências aconteçam, elas entrarão no espaço previsto, sem acumular mais horas para o desenvolvimento do mesmo trabalho.
9. Descanse – a rotina de gestão de tempo requer muito planejamento, inclusive delinear suas próprias folgas. Afinal, não adianta programar todas as suas tarefas e não ter ânimo para executá-las. Dar um descanso para mente é essencial.
10. Recomece tudo, a partir do primeiro passo – afinal, planejamento é um exercício diário.