entrevista de emprego

4 formas de mostrar interesse pela empresa na hora da entrevista

Saia do óbvio e esteja um passo a frente dos outros candidatos

Você e mais nove candidatos concorrem à mesma vaga. O entrevistador segue um roteiro já conhecido: pergunta um pouco mais sobre você, por que deseja ocupar a vaga, quais habilidades ou experiências te prepararam para a função e por que deseja trabalhar para aquela empresa. Pensando nesta última questão, o site The Muse listou algumas maneiras de sair do óbvio, indo além das respostas geralmente esperadas pelos recrutadores, e que podem demonstrar o seu interesse real pela organização. Confira!

Seja específico
Pense no que a empresa faz de diferente. Se a resposta é algo que você poderia responder em outras entrevistas, então pense de novo! Busque informações sobre a dinâmica de trabalho, e destaque, por exemplo, que visa um ambiente em constante transformação como aquele ou uma equipe focada em resultados semanais e não anuais. Isso pode mostrar que de fato você fez uma pesquisa.
Conheça a trajetória
Conhecer a dinâmica de trabalho pode ser desafiador, já que essas informações nem sempre estão disponíveis. Então, outra forma também é mencionar a primeira vez que ouviu sobre a empresa, sem se estender demais. Destaque como a viu crescer, se desenvolver e se adaptar ao mercado. Isso mostra que já havia um interesse sobre ela, antes mesmo que a vaga aparecesse.
Pense além
Muito mais que mencionar a história da empresa, explicar em quais áreas você acredita que pode crescer e contribuir positivamente é uma ótima maneira de mostrar seu comprometimento. Mostre que possui as habilidades necessárias. Essa resposta pede mais que uma simples pesquisa e demonstra interesse sobre o futuro da companhia.
Vá para o lado pessoal
Talvez você possua um amigo que trabalhe lá, ou ao menos observou o clima dentro do ambiente antes de fazer a entrevista. Mencionar o quanto você ficou impressionado com as experiências do seu amigo, a forma como foi bem recebido ou alguma primeira interação positiva que teve também mostram não só o interesse em trabalhar na empresa, mas o de conviver bem com aquelas pessoas.

Vale lembrar que não há uma forma 100% correta de responder a essas e outras perguntas. A dica mais preciosa é sempre tentar sair do lugar-comum e buscar maneiras criativas de expor o seu interesse!