Student Working on Laptop 2002

Descubra os pontos mais valorizados pelos recrutadores e elabore um bom currículo

Um dos principais desafios ao elaborar um currículo é fazer com que ele se destaque entre a grande oferta de profissionais. Se a tarefa não é fácil para os candidatos, tão pouco é para os recrutadores, que precisam avaliar cada um deles.

Por isso, compreender os pontos que chamam a atenção dos recrutadores é o primeiro passo para garantir que as informações mais importantes sobre você sejam vistas e que seu currículo não seja descartado.

Confira o que é considerado indispensável e elabore um bom currículo:

A fase atual do candidato
Cite seu momento atual, inclusive se estiver sem emprego. É importante pontuar a trajetória, tendo em vista, contudo, que os últimos cinco anos costumam ser os mais visíveis pelos recrutadores.

Apresentação
Um currículo poluído de informações, desorganizado e informal envia ao recrutador uma mensagem negativa. Falhas como erros de português, textos mal escritos ou confusos chamam, de longe, muito mais atenção do que qualquer acerto.

Passado renomado
É fato que um candidato formado em uma instituição prestigiada faz com que os olhos do recrutador brilhem, assim como o histórico no mercado de trabalho. Mas não ter trabalhado em uma grande organização, não significa omitir informações. Descrever o ramo de atuação e detalhar dados sobre a empresa como faturamento anual e número de funcionários é uma forma de evitar conclusões precipitadas por parte do recrutador.

Trajetória oscilante
Sim, se você não para em um emprego ou mudou drasticamente a área de atuação entre uma empresa e outra, isso será notado. Pontue mudanças e promoções, e esteja pronto para esclarecê-las em uma possível entrevista. Elas certamente serão questionadas pelo recrutador.