img1

Já estamos próximos do final de mais um ano e, para muitos, este é um momento de se afastar por alguns dias do ambiente corporativo ou mesmo tirar as valiosas férias.


Pesquisas indicam que basta um final de semana de folga para a pressão arterial diminuir e hormônios do estresse darem uma pausa. Outros afirmam, porém, que o ideal é tirar mais de 21 dias, período considerado necessário para o corpo se acostumar.
Além da viagem em si, o ato de se reunir com a família traz impactos positivos para o bem-estar, que continuam até depois das férias. Engana-se quem pensa que os benefícios se restringem apenas à saúde: colocar o sono em dia, relaxar e renovar energias também potencializa o trabalho quando o profissional está de volta. Um tempo longe da rotina estressante costuma levar o profissional a melhores decisões.
O período de descanso também é um momento em que muitos profissionais refletem sobre seu trabalho e reavaliam as suas prioridades. Esta pode ser uma oportunidade para repensar a carreira, buscar por outras oportunidades ou até mesmo se comprometer a aprender algo novo.

Desligue-se!
Muitos trabalhadores não conseguem se desconectar um minuto sequer durante as férias, dificuldade comum principalmente entre aqueles que assumem muitas responsabilidades e talvez se achem únicos na função.
Uma dica é esquecer o “kit escritório” em casa, deixando de lado laptops e celulares quando o assunto é descanso. Ou seja, não basta tirar férias, é preciso desligar-se.
Para ficar mais tranquilo, não deixe de treinar um substituto adequadamente e, mais importante, confiar no trabalho que ele desempenhará. Outro erro comum é ficar sintonizado em projetos em andamento: é preciso tentar esquecê-los e evitar a ansiedade.

Facebook
Twitter
LinkedIn